Como nomear ruas no OpenStreetMap a partir de mapas do IBGE

O iD, principal ferramenta de edição do OpenStreetMap, agora permite a exibição de uma camada de logradouros do IBGE. Com ela é possível saber nomes de ruas da maior parte das áreas urbanas do Brasil. Tal novidade existe graças a um trabalho da comunidade do OpenStreetMap de transformação de arquivos .pdf publicados pelo IBGE para o censo de 2010.

Para usar a camada, abra o editor iD na região em que quer mapear e clique em “Configurações da imagem de fundo”:

Selecione a camada “IBGE Mapa de Setores Urbanos”:

Agora a camada base será parecida com esta:

Pronto, com este mapa é possível completar nomes de ruas em localidades pouco mapeadas. Confira algumas recomendações para evitar erros:

  • Não desenhe geometrias baseando-se apenas nesta camada, pois ela não possui alinhamento correto na maioria dos locais;
  • Use a tag ‘source=IBGE’ no elementos editados para informar que os dados vem do IBGE;
  • Caso o mapa já contenha informações, verifique se estas vem de fontes melhores do que o IBGE.

4 respostas para “Como nomear ruas no OpenStreetMap a partir de mapas do IBGE”

    1. Valeu, obrigado. Como ainda estou escolhendo o software que vou usar acho que vou pro JOSM mesmo. Agora estou tendo dificuldades para por acentos nos nomes das ruas no JOSM, mas eu vou descobrir como.
      Abraço

  1. Vitor, você sabe se dá pra colocar essas imagens no Merkaartor? Eu não tenho muita experiência nisso, se você puder me informar eu agradeço. Parece que no wiki.openstreetmap só fala de como fazer isso no iD Editor e no JOSM.
    Grato

Os comentários estão desativados.