Raspador de dados facilita acesso para consultas ao CEP

Por Daniel Santini, Vitor George e Miguel Peixe

liberteEm março, ao explicar por que o CEP deve ser tratado como informação pública, o Código Urbano apresentou um panorama de diferentes pedidos de abertura de dados feitos a partir da Lei de Acesso à Informação. Apesar de posicionamentos favoráveis por parte da Controladoria-Geral da União, as solicitações não avançaram e, os Correios decidiram seguir fornecendo ao público em geral apenas acesso limitado a base de dados pública. A consulta de CEPs hoje só pode ser feita por meio de um sistema bastante simples, que não permite baixar dados e onde é possível fazer somente uma busca por vez.

A base completa segue fechada, mas a gente preparou um raspador, que pode ajudar desenvolvedores que precisam fazer consultas de endereço no sistema dos Correios a partir de números de CEPs. Trata-se do CEP Scraper, um robozinho simpático, que raspa as informações do BuscaCEP e as devolve em formato JSON, algo que pode ser especialmente útil para os que usam javascript que queiram raspar dados atualizados do CEP. Disponibilizamos este raspador em dois repositórios diferentes:

https://www.npmjs.com/package/cep-scraper

https://github.com/codigourbano/cep-scraper

Não custa lembrar que o uso comercial de tais informações não é permitido. A Lei Postal prevê apenas liberdade para a divulgação sem fins comerciais, conforme o artigo 15: § 3º – É facultada a edição de lista de endereçamento postal sem finalidade comercial e de distribuição gratuita, conforme disposto em regulamento.

Por fim, vale lembrar também que o CEP é apenas um código numérico vinculado a um endereço físico (que pode ser uma rua, um bairro ou uma área) e não envolve o nome de moradores ou algo assim, sendo que sua divulgação não implica em violação de privacidade. E que no mundo todo existem ações para libertar as bases de CEPs que ainda se encontram fechadas, iniciativas que ganham força justamente pelo caráter público de tais dados.

#LiberteoCEP

Uma resposta para “Raspador de dados facilita acesso para consultas ao CEP”

Os comentários estão desativados.